D.C. Post - Sua resenha diária de notícias

31 de mar. de 2009

Princípio da Economia Moderna



No princípio...

Adam Smith foi um economista e filósofo francês. Teve como cenário para a sua vida o atribulado século das Luzes, o século XVIII..

Adam Smith é o pai da economia moderna, e é considerado o mais importante teórico do liberalismo econômico. Autor de "Uma Investigação Sobre a Natureza e A Riqueza das Nações", a sua obra mais conhecida, e que continua sendo como referência para gerações de economistas, na qual procurou demonstrar que a riqueza das nações resultava da atuação de indivíduos” (hoje estamos vendo o que foi deixar a economia na mão de indivíduos, ou certos indivíduos. Nem todos podem ser crucificados por causa de alguns executivos/executados de grandes, enormes, gigantescas, instituições financeiras que fizeram o mundo entrar nessa crise) que, movidos apenas pelo seu próprio interesse (literalmente), promoviam o crescimento econômico e a inovação tecnológica.

Assim acreditava que a iniciativa privada deveria ser deixada agir livremente (?????), com pouca ou nenhuma intervenção governamental. A competição livre entre os diversos fornecedores levaria forçosamente não só à queda do preço das mercadorias, mas também a constantes inovações tecnológicas, no afã de baratear o custo de produção e vencer os competidores.