D.C. Post - Sua resenha diária de notícias

2 de abr. de 2009

A Reforma Tributária é necessário...e o melhor momento para faze-la é agora!!!!


O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) Armando Monteiro Neto defendeu nesta terça-feira a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da reforma tributária como o principal projeto que deve ser apreciado pelo Congresso este ano. Segundo ele, a iniciativa é importante para que o País consiga minimizar os efeitos da crise financeira mundial.

Monteiro não concorda com a idéia de que a reforma deveria ser adiada até que passe o atual momento, considerado o mais agudo da crise. Na visão dele, justamente pelo andamento da crise, o Brasil deve mostrar seu comprometimento em mudar o atual sistema tributário que, de acordo com ele, é repleto de "disfunções".


Armando acredita que o atual sistema onera investimentos e não desonera as exportações. - É fundamental que o Brasil possa dar um sinal de que está disposto a construir um sistema tributário de classe mundial - disse.

Fonte: Portal Terra


Os economistas elegem o anacrônico sistema tributário nacional como um dos principais vilões pelo pífio desempenho econômico brasileiro, devido a sua grande complexidade bem como pela preponderância de incidência sobre o setor produtivo enquanto os empresários, lastreados nos mesmos motivos, afirmam que o atual sistema tributário retira-lhe a competitividade. Ambos (economistas e empresários) clamam por uma urgente Reforma Tributária.


Nós, a sociedade brasileira como um todo, esperamos que o governo agilize a tão esperada Reforma Tributária. O desafio de uma Reforma Tributária é que esta deve manter a carga tributária existente, todavia distribuindo-a de maneira mais justa. Mas nessa empreitada não há margens para erros, nem tampouco oportunidade para segunda tentativa, pois a possibilidade de uma falha na condução desse processo lhe retiraria a credibilidade e conseqüentemente o apoio de que necessita para ser aprovada.


Comentem....

Nenhum comentário: